quarta-feira, 6 de março de 2019

Tive o melhor carnaval que poderia ter!

Claro que no geral as pessoas dizem... ah... mas, se fosse assim ou assado, se eu estivesse ido pra lá ou pra cá... Gente, como diz o poeta, “O melhor lugar é aqui e agora!” 
Temos que aprender a usufruir da melhor maneira possível do que tiver a mão. 

Eu fui no melhor evento de carnaval do Espírito Santo que foi o Baile Secreto, produzido por Luciana Almeida e Maria Sanz Martins. Casa lotada, um clima pra lá de pra cima, com melhor da ambientação carnavalesca onde cada pessoa fazia parte de um todo, envolvidos pela boa música, fantasias bem humoradas, outras chiquezinhas, algumas temáticas e muitas caracterizações. Um serviço de bar bacana e o melhor “ZERO DE BAIXO ASTRAL”, ou seja, nem uma confusão, não tinha nada exagerado de segurança, tudo no ponto. Aliás, essa festa tem tudo para virar o grande baile pré-carnaval de Vitória!

Depois disso na TV
Vi a entrega do Oscar, que já não faz mais sentido tecer comentários porque todo meio de comunicação do mundo já espremeu ao máximo. Mesmo assim, não me canso de dizer que é o evento que para o planeta que curte cinema, e não tem como negar, cultura geral tem essa faceta, muito legal ver um bom filme, fazer todas suas considerações e depois vê-lo ganhar uma ou várias estatuetas pelas modalidades! E também tem a emoção ao vivo dos atores, roteiristas, diretores, trilha sonora etc e etc, que brilham de forma diferente porque ali eles não estão representando!

Ainda pela TV...
Como em Vitória temos o carnaval de escolas de samba antecipado dos dias oficiais do carnaval, assistir aos desfiles dá para observar os detalhes de cada escola. Me deixou muito bem impressionado com a evolução. Este ano todas estavam muito bem, organizadas, trabalhos que deram um efeito fantástico na avenida, comunidades muito empolgadas com suas escolas e agremiações. Vale a pena ir para o Sambão do Povo ver o espetáculo que nossas escolas nos tem proporcionado. O resultado é arquibancadas lotadas torcendo, o povo com o samba enredo na ponta da língua na maior alegria, fantasias de destaques maravilhosas, baterias de arrepiar, mulheres de corpos esculturais como rainhas de baterias, carros alegóricos fantásticos e os camarotes que em qualquer lugar de qualquer evento fazendo um show à parte. Todos no sambódromo também fizeram seu papel civilizado, nada de confusão nem um registro de acidente ou briga com vítimas, isso é muito legal. Penso que a prefeitura já pode aumentar o número de camarotes, ouvi muita gente dizer que não foi porque não tinha mais como comprar porque acabaram muito rápido, outras pessoas reclamaram que o preço estava um pouco salgado ... tendo mais camarotes o preço poderá cair, né mesmo? 
Bem, meu filho aniversaria dia 2 de março que esse ano foi em pleno carnaval, então, fomos intimados com o convite mais que doce e querido de sua namorada, a linda Isadora Baioco, que junto com sua família prepararam uma belíssima festa surpresa para Rohan no balneário de Putiri, município de Aracruz, onde eles têm uma confortável casa de praia que costumeiramente reúnem irmãos, cunhados, sobrinhos e amigos muito chegados, sem contar com a presença inteligente e agradável de vovó Eda Baioco. Aí o dia como a noite ficam pequenos de tanto envolvimento, diversão, comilança, praia da melhor qualidade e neste caso, a folia. Todos se fantasiam e vão curtir o carnaval de rua que é muito engraçado com blocos de gente de todas as idades, mas, a maioria dos homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de fantasias que as tornam ainda mais bonitas. O clima é de descontração e despretensão, beira de praia e gente bonita animada por bandinhas e figuraças muito engraçadas. Tudo muito tranquilo. De volta à casa, é hora de bate papos regados a cerveja geladinha, drinks, petiscos, baralho e os mimos dos anfitriões Mônica e Gibison Bartholomeu, os melhores na arte do bem receber. A festa se estendeu até a terça feira, dia 05/03, onde nesse meio tempo pelas madrugadas podemos ver as escolas de samba do Rio de Janeiro e também o carnaval de rua ao redor do Brasil, o que ao me ver teve também uma grande evolução. 
Em Belo Horizonte o povo em massa na rua com blocos super organizados, com temas bem humorados, históricos o que exigia a elaboração das fantasias. Vestiam de personagens para curtirem o melhor do carnaval. Os foliões carreira solo também capricharam nas fantasias e davam um espetáculo à parte. Tudo somou para se ver com prazer o povo alegre e feliz por poder passar uma mensagem de esperança, entusiasmo e otimismo para um novo ano que nesse país começa depois do carnaval. 

Em São Paulo o público que aprecia o carnaval de rua triplicou. O povo hoje se divide em aqueles que querem se divertir dentro de um bloco organizado com um certo glamour, tem os que investem numa produção e vão lindamente para as ruas e seja o que Deus quiser e tem o grande público que fantasiado ou não, vão curtir aplaudir, dançar, sozinhos, acompanhados com seus amores independente de opção sexual é hora de soltar as frangas e os frangos etc,etc  O melhor é que nessa mistura de tudo tem aqueles que levam a família inteira para se divertirem, extravasarem e refrescarem a cabeça nesses três dias de folia.  

O Rio de Janeiro que está marcado pela violência não se sabe que onda de energia é essa que o número de gente nas ruas foi o dobro do ano passado. As pessoas soltas fantasiadas nas ruas, com aspecto diferente do dia-dia, muita alegria e diversão. Um povo que sabe que carnaval do Rio de Janeiro é cultural, é internacional, é incondicional para o carioca que está acostumado a contagiar o mundo com esse evento neste ano teve também algo diferente para não darem confiança a baixo astral.

Aqui em Vitória, multidões lotaram as avenidas à Beira Mar com blocos bem organizados como o bloco Bekoo das Pretas e o Bloco das Meninas fizeram bonito nas avenidas. Para a cidade que teve um carnaval considerado o melhor de muitos anos, a Jerônimo Monteiro, que é o lugar consagrado a centenas de anos como o desfile de blocos de rua com bandinhas e acompanhamento de músicos, deixou também registrado um excelente carnaval nas Praças 8 e Costa Pereira, Rua Graciano Neves, principalmente Rua Sete e outras, deram verdadeiros shows com figuras do mundo das artes capixaba, composto por atores, pintores, bailarinos, cantores, passistas, transformistas etc, etc e etc. Muitos turistas se encantaram com a beleza do Espírito Santo, de Vitória, da cidade histórica e da evolução do carnaval, que promete junto à Prefeitura, Secretaria de Segurança e Governo do Estado uma festa de Paz, Alegria e descontração para o nosso povo capixaba, brasileiro e de todo lugar do mundo que aqui vêm para esses dias de alegria. Até o próximo ano!


P.S.

Gente, eu não estou falando que não houve confusão, briga quebra quebra. Claro que aconteceu, como no bloco da Ludmilla e em outros pontos na região metropolitana do Rio de Janeiro, em Brasília, assim como em outras cidades e em outros estados. Infelizmente, também houve no centro histórico de Vitória no último dia, já completamente fora da programação, mas, o que não queremos é valorizar a notícia ruim porque o número de acertos e o número de gente nas ruas  do Brasil inteiro foi infinitamente maior que o ano passado .