segunda-feira, 27 de maio de 2019

E você? Dá like nas postagens dos amigos?


Eu estava num evento na Ilha conversando com um famoso jornalista que coleciona seguidores. É uma loucura de ver tantas milhares de curtidas em suas redes sociais...
Curioso que sou, perguntei "quando você posta fotos ou matérias você tem esse número enorme de curtidas, isso acontece frequentemente?"
Para minha surpresa, a resposta foi "quando a postagem é feita em São Paulo, Rio de Janeiro ou até mesmo no exterior, sim. Aí bomba. Mas é por causa dos seguidores de fora do nosso Estado. No entanto, quando a postagem que é feita aqui, parece piada, chega constranger, são tão poucas curtidas que não dá pra acreditar..." Foi então que notei o quão contrastante é você ver no placar da bio do Instagram o número de seguidores em relação ao número de curtidas em relação às postagens. É estarrecedor!
Eu levantei esse assunto porque achava que era uma coisa que acontecia apenas comigo por ser polêmico, exótico, excêntrico... kkkkk ! Então conversei com várias pessoas e a fala foi a mesma. Algumas pessoas até dizem que se você não é novinha ou bonitão, de barriga tanquinho, não mostra o corpo ou não fala nada de cunho informativo e só mostra uma foto bonita, você consegue muitas curtidas. Mas, se a postagem tem um cunho profissional, por mais dedicado que você seja com a qualidade da foto, da notícia e da informação, as pessoas acham que se curtirem vão te promover (pasmem!). Ao invés de pensarem que curtindo os posts, elas estão mostrando que gostaram ou que entenderam, ou até mesmo que concordam com a postagem. Existem pessoas que não economizam na ideia provinciana de que se manifestarem a sua opinião vão ajudar a quem está trabalhando a fazer sucesso. 
Bem, minha gente, no meu caso eu tenho 46 anos de profissão e estou estabelecido há mais de três décadas. Como me disse meu amigo Mauricio Prates “Fazer sucesso é até fácil mas permanecer a tantos anos, não é pra qualquer um”. Então, podem ficar à vontade pra curtir o que eu posto, porque é bacana e eu sei pelas visualizações que muiiiiiiiiita gente vê. Pronto! Falei o que muita gente gostaria de dizer, beijinho no ombro! É bom aprender que nem sempre seu seguidor te admira, ou gosta de você, ou torce por você.